Nascido em 1632, em Amsterdã, Baruch Spinoza foi um profundo estudioso da bíblia, do Talmude e de obras judaicas, sendo considerado o fundador do criticismo bíblico.
É atribuído à Baruch um lindo texto conhecido como o “Manifesto sobre Deus”. As palavras contidas no excerto exortam nós, seres humanos, a nos desvencilharmos de sentimentos de culpa e pecado, inferno e salvação, e que, na visão de Baruch, somente nos afugentam da divindade do verdadeiro Deus.
Um monumento feito em homenagem a Spinoza jaz hoje na cidade de Haia, e foi assim comentado pelo filósofo e historiador francês, Ernest Renan, em 1882: “ Maldição sobre o passante que insultar essa suave cabeça pensativa. Será punido como todas as almas vulgares são punidas — pela sua própria vulgaridade e pela incapacidade de conceber o que é divino. Este homem, do seu pedestal de granito, apontará a todos o caminho da bem-aventurança por ele encontrado; e por todos os tempos o homem culto que por aqui passar dirá em seu coração: Foi quem teve a mais profunda visão de Deus.”
Esse projeto leva a assinatura do arquiteto Bruno Zaitter.
Cookies (consentimento)
Tal como a maioria dos grandes websites, para que possamos personalizar a sua experiência conosco, instalamos pontualmente no seu computador ou dispositivo móvel pequenos arquivos denominados cookies.Ok