Immanuel Kant nasceu em Königsberg, na Prússia Oriental, no dia 22 de abril de 1724.
Filho de um artesão de descendência escocesa, era o quarto de nove filhos. Passou grande parte de sua vida nos arredores de sua cidade natal. Dos pais luteranos recebeu uma severa educação religiosa. Na escola local estudou latim e línguas clássicas.
Kant foi um filósofo alemão, fundador da Filosofia Crítica – sistema que procurou determinar os limites da razão humana.
Em “Crítica da razão prática” (1788), Kant formula as bases de sua filosofia moral. O que funda a ação humana e o que nos é dado fazer, constituem assim, um tratado sobre a moral humana.
Nesta obra, o autor desvela a moralidade de forma similar ao modo como formula sua abordagem acerca do conhecimento. Ele discute os princípios da ação moral enquanto forma de separar a moral de uma fundamentação religiosa. Para ele, a razão era suficientemente capaz de resolver as questões relativas à moralidade, sem precisar do apelo à superstição ou elementos sobrenaturais. Nisso, desenvolve seu imperativo categórico, uma fórmula racional para a resolução de questões morais.
Kant condenava os empiristas e não concordava com os racionalistas: o conhecimento deve constar de juízos universais, da mesma maneira que deriva da experiência sensível – o juízo universal seria o que ele veio a chamar de imperativos categóricos.
Kant morreu aos 80 anos, em Königsberg, no dia 12 de fevereiro de 1804.
Sua obra é considerada a pedra angular da filosofia moderna.
VILLA DO VALE
VILLA DO LAGO
VILLA DO BOSQUE