Eduardo Germán María Hughes Galeano, nasceu dia 03 de setembro de 1904, em Montevidéu, Uruguai.
Autor de mais de 30 livros, traduzidos para mais de 20 idiomas, foi ele quem escreveu a famosa obra que exerceu profunda influência no pensamento da esquerda latino-americana: As Veias abertas da América Latina – livro que tratava sobretudo da exploração econômica sofrida pelos países da América Latina e infligida pela Europa e pelos Estados Unidos.
Nos anos 70, com o regime militar no Uruguai, Galeano foi perseguido pela publicação do livro acima mencionado e, em 1973, foi preso em decorrência do golpe militar em seu país, exilando-se posteriormente na Argentina, onde lançou a revista cultural “Crisis”.
Em 1976, Eduardo Galeano mudou-se para a Espanha, por causa da crescente violência da ditadura argentina. Em 1985, lançou na Espanha o livro “Memória do Fogo”. Nesse mesmo ano retornou ao Uruguai.
Galeano declarou, em 2014, que não se identificava mais com seu livro “As Veias Abertas da América Latina”. Sobre ele, disse o autor: “Para mim, essa prosa da esquerda tradicional é extremamente árida, e meu físico já não a tolera”.
Em 2006, Eduardo Galeano ganhou o Prêmio Internacional de Direitos Humanos através da Global Exchange, instituição humanitária americana.
São inúmeras as entrevistas, excertos, prosas e poesias, nas quais Eduardo Galeano destilava serenidade, sabedoria e seu humanismo deveras extremado. Era um homem a favor dos homens, das pessoas, dos desvalidos. Uma pessoa realmente fascinante.
Eduardo Galeano acabou por falecer em Montevidéu, aos 74 anos de idade, em decorrência de complicações oriundas de um câncer de pulmão.
VILLA DAS PEDRAS
VILLA DO LAGO
VILLA DO BOSQUE